Setembro amarelo: a campanha de prevenção ao suicídio

Setembro amarelo: a campanha de prevenção ao suicídio

No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, quatro pessoas tentam se matar a cada hora, e uma consegue. Além disso, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte entre os jovens no país. Segundo um estudo da UNICAMP, 17% das pessoas já pensaram na possibilidade de tirar a própria vida, sendo assim, o problema não é tão incomum.  Você sabe o que significa a campanha “Setembro Amarelo”? Como começou? Por que a cor amarela foi a escolhida? 


infográfico sobre o  a campanha setembro amarelo
Infográfico produzido pela Factual900. (Modo de reprodução: Facebook da Factual900)

Como começou o Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira em prol da prevenção ao suicídio, que foi criada em 2015. No Brasil, a campanha foi uma iniciativa da ONG Centro de Valorização à Vida (CVV), junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A campanha busca dar apoio emocional a quem precisa, com o objetivo de prevenir o suicídio. A organização acredita, ainda, que o estudo e a discussão do tema são essenciais para promover a prevenção, e prega o contato e o diálogo com as pessoas que enfrentam essa dificuldade. “Esse olhar (para quem precisa de ajuda) requer informação, por isso o Setembro Amarelo tem essa missão de esclarecimento”, contou Carlos Correia, porta-voz da CVV.

Por que amarelo?

A cor escolhida para representar a campanha no Brasil e toda a movimentação por sua escolha teve início com base em uma história que aconteceu no exterior.

Em 1994, um jovem americano chamado Mike Emme tirou sua própria vida enquanto dirigia seu carro, um Mustang 68 amarelo. Durante seu funeral, seus pais e amigos distribuíram cartões com uma mensagem de apoio para pessoas que estivessem passando por dificuldades, assim como Mike: “Se você precisar, peça ajuda”. Esses cartões eram acompanhados por fitas amarelas e essa ação ficou tão famosa, que foi espalhada mundo afora. Os pais do jovem se basearam no sucesso dos bilhetes espalhados e criaram um programa de prevenção ao suicídio, chamado Yellow Ribbon (fita amarela, em inglês). Assim, a cor amarela foi escolhida para representar a campanha contra o suicídio no Brasil.

Setembro Amarelo com o CVV from Cauê Silvério Fernandes on Vimeo.

O significado da cor amarela também tem muita relação com o tema. Ela não só representa luz, otimismo, alegria e felicidade (de acordo com o ‘Estudo das Cores’ e a ‘Psicologia das Cores’) – sentimentos que muitas vezes não estão presentes nas pessoas que passam por essas dificuldades -, mas também, pode significar alerta, relacionando-se com os semáforos urbanos, como diz o porta-voz Carlos Correia. Ela representa que é preciso dar mais atenção ao assunto e às pessoas que passam pelo problema.

Sobre o suicídio

As dificuldades enfrentadas, que geram o pensamento no suicídio, é mais comum do que as pessoas imaginam. No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, quatro pessoas tentam se matar a cada hora, e uma consegue. Além disso, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte entre os jovens no país. Segundo estudo da UNICAMP, 17% das pessoas já pensaram na possibilidade de tirar a própria vida, sendo assim, o problema não é tão incomum. 

“A gente recebe cerca de 10 mil ligações por dia. Temos cerca de 3.200 voluntários espalhados por todos o Brasil e precisamos de muitos mais, a procura aumentou, antes atendíamos cerca de 1 milhão de ligações por ano, hoje em dia são 3 milhões – depois que o número passou a ser gratuito e nacional”, contou Carlos Correia, porta-voz da CVV.

* Com informações do CVV, da ABP e dados de entrevista concedida por Carlos Correia, porta-voz da CVV.

Saiba mais sobre a campanha Setembro Amarelo:

Escaneando o QR Code abaixo, é possível entrar em contato diretamente com o CVV. Confira!

poster sobre a campanha setembro amarelo com QR code
O CVV produziu posters dentro da temática da campanha Setembro Amarelo, todos com o QR Code

>> A Factual 900 está abordando o tema Setembro Amarelo em todas as suas redes sociais. Confira, ao longo de todo o mês, posts, curiosidades, vídeos e informações no nosso Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.

Siga-nos nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *