O que é um podcast?

Por Cíntia Miyuki, Íris Chadi, Luísa Cerne e Vitor Buratini

Com o advento da tecnologia, diversas formas de comunicação midiática surgem a cada ano. Mas poucas ganharam tanto e tão rápido destaque quanto o podcast. Esse termo surgiu da junção da expressão “Personal on Demand” (em português, algo que se ouve individualmente e sob demanda) e “broadcast” (radiodifusão). Ou seja, ele é como um programa de rádio, que fica disponível para ser ouvido quando a pessoa desejar e que, normalmente, é composto por mais de um episódio, ligados por um mesmo tema geral.

Nunca ouviu um podcast? Que tal começar pelos produzidos pela Factual 900? https://www.factual900.com.br/multimidias/

Qual a diferença entre os programas de rádio online e os podcasts?

Infográfico sobre podcasts.
O que é podcast: em números.
Fonte: PodPesquisa 2018

Apesar de suas semelhanças, o podcast se difere do rádio em diversas características. A principal delas é que “o podcast vem até você”, explica a professora de radiojornalismo da Faculdade Cásper Líbero, Filomena Salemme. É você quem está no controle. Pode, por exemplo, seguir algum podcast em plataformas específicas e receber notificação a cada novo episódio. Ou pode ouvi-los offline, fazendo download dos programas que quiser ouvir, ao contrário das rádios convencionais, em que você deve permanecer… online.

Outra diferença entre os dois é que o rádio atinge um público maior, se esforçando para trazer uma gama mais diversificada de conteúdos. Ou seja, uma mesma rádio apresenta conteúdo de política, esportes, cultura etc. Enquanto isso, os podcasts são altamente segmentados e adaptados para o perfil do público que o escuta. “Se gosto de artes plásticas eu vou procurar um podcast que fale disso” afirma. 

Isso se dá, porque, de acordo com Filomena, esse é um tipo de conteúdo que não é difícil de fazer. Portanto, além dos podcasts jornalísticos, que tem tido destaque em veículos de comunicação como Folha de São Paulo e G1, pessoas de áreas diversas têm contribuído para o aumento da procura desses produtos. 

De acordo com a PodPesquisa 2018 da Associação Brasileira de Podcasters (ABPod), os ‘podcasters’, produtores de podcasts, atuam profissionalmente em áreas como tecnologia, gastronomia, moda, saúde, entre outras. Muitas vezes, essas pessoas falam sobre a sua área, ou sobre algum hobby ou assuntos do cotidiano. 87,7% dos ouvintes buscam esse tipo de conteúdo para se entreter. Assim, o céu é o limite para a diversidade de temas possíveis.

‘Estamos na era do podcast

Aplicativo castbox para ouvir podcast. O que é podcast? Onde ouvir?
11% dos ouvintes de podcasts utilizam a plataforma Castbox. Fonte: PodPesquisa2018

Para ter uma noção de como os podcasts têm crescido, cerca de 47% dos jovens brasileiros, entre 16 e 24 anos, consomem esse tipo de mídia. Um fator que contribuiu muito para isso foi a disponibilização de podcasts em serviços de streaming de música, como o Spotify e Deezer. Segundo uma pesquisa da primeira plataforma, o Brasil é o segundo maior mercado de podcasts do mundo. 

Mas o primeiro podcast nacional surgiu apenas em 2004 e seu criador foi Danilo Medeiros. Contudo, o novo formato não foi bem aceito e saiu do ar. Seria apenas em 2006 que eles ressurgiriam em território brasileiro. O inaugurador: o Nerdcast, atualmente o podcast com mais downloads contabilizados no Brasil. 

Com o acesso cada vez mais fácil, a tendência é que mais pessoas ouçam esses produtos. Entre suas facilidades, o podcast “é um áudio que você não precisa parar para ouvir, pode consumir o conteúdo enquanto está ‘perdendo tempo’ no transporte”, afirma Filomena. “Você acaba ganhando tempo consumindo conteúdo.” Pela PodPesquisa, 79% dos ouvintes de podcast aproveitam para escutá-los durante os trajetos do dia-a-dia.

Onde é possível começar a ouvir podcasts?

Para ouvi-los, é muito simples. Alguns veículos de comunicação têm os podcasts disponíveis em seus próprios sites, por exemplo no site da CBN ou do Nexo. Mas se quiser ouvir de produtores independentes, basta procurar no Spotify, iTunes, WeCast, entre outros. Explorando esses programas, é possível achar um podcast para todos os gostos. 

No Twitter da Factual900, estamos recomendando podcasts de assuntos diferentes. Que tal conferir? https://twitter.com/factual900

Siga-nos nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *