Garotos jogando futebol de várzea em campo de areia

Futebol alternativo: conheça as principais modalidades

Futebol Alternativo: por Lucas Ramires, Luiz Gustavo, Matheus Pires e Murilo Cunha

O futebol é o esporte mais praticado pelos brasileiros e o mais popular do mundo. Segundo pesquisa levantada pela FIFA (entidade máxima do futebol mundial) são cerca de 270 milhões de pessoas que praticam esse esporte mundialmente. O futebol proporciona diversas competições para seus participantes. Hoje, além do futebol de campo e do futsal, que são mais reconhecidos e “tradicionais”, existem outras modalidades, e elas são conhecidas como futebol alternativo.

O que é o futebol alternativo?

Não existe uma definição exata, podendo variar desde campeonatos profissionais de menor expressão (como as Série C e D de futebol masculino), até o futebol de várzea, de praia e até mesmo o de rua. Felipe Lobo – jornalista e atual editor do Trivela – definiu: “o futebol alternativo é aquele fora das grandes ligas, em países desconhecidos ou de divisões inferiores”. Para ele, “qualquer campeonato ou liga menos badalada pode ser considerada” futebol alternativo.

Já para Celso Unzelte – professor, jornalista e comentarista dos canais ESPN – o termo futebol alternativo é muito amplo e pode variar de divisões ou expressões menores (profissionais) até o futebol amador (de várzea, de rua). O comentarista se referiu ao futebol de rua dos dias atuais como “nutella” (gíria que significa elitizado), apesar de quase inexistente. Celso ainda contou que era um grande fã dessa prática e exercia quando criança.

Ainda que não exista uma definição fechada sobre o que é o futebol alternativo, a Factual 900 investigou cinco modalidades praticadas no Brasil: futebol de areia, de rua, de várzea, paraolímpico e o próprio futebol de campo (séries inferiores, não transmitidas pela mídia).

O futebol de areia é disputado geralmente em praias em que a areia é mais fofa. O esporte é praticado há muito tempo, porém somente a partir de 1992 os campeonatos se tornaram oficiais no Brasil. Cada equipe é formada por quatro jogadores na linha e um goleiro. O jogo tem três tempos de doze minutos.

O futebol paraolímpico possui duas versões:

O fut 5 é para jogadores cegos, e como o próprio nome diz, cada time é formado por cinco jogadores. O goleiro não pode sair de sua área e é o único jogador que possui visão. O jogo tem dois tempos de vinte e cinco minutos.

O fut 7 é para jogadores com paralisia cerebral de nível cinco a oito. São sete jogadores para cada lado e não existe impedimento. O jogo é disputado em dois tempos de trinta minutos.

O futebol de várzea, também conhecido como pelada é muito tradicional na cidade de São Paulo. Muitos jogadores profissionais aparecem para o futebol no chamado “terrão”. Os jogos na maioria das vezes acontecem em bairros e comunidades. Essa modalidade é a que mais se aproxima do profissional, pois são onze participantes por time. O jogo é disputado em dois tempos de 45 minutos.

O futebol de campo também pode ser considerado alternativo, desde que sejam campeonatos de divisões inferiores, como o Brasileirão masculino das séries C e D, ou até mesmo competições de países que possuem pouca visibilidade no mundo do futebol. República Tcheca, Austrália e Grécia são alguns desses exemplos de nações com baixa representatividade no mundo da bola. Essa modalidade, apesar de ser considerada profissional é esquecida pela mídia. Ligas menores abrem portas para campeonatos maiores (transmitidos pela mídia). As regras são as mesmas das ligas “superiores”.

O futebol de rua, aquele famoso jogo em que se colocavam chinelos para usar como forma de gol, está cada vez mais extinto e ficando no passado. Atualmente, o futebol de rua é jogado em quadras pelo mundo todo. Um exemplo é o campeonato mundial de futebol de rua. O jogo é bastante diferente. Para começar, os times são mistos, formados por homens e mulheres, sem a utilização de um goleiro ou goleira fixo. Embora as premissas básicas do futebol sejam respeitadas, o restante das regras é definido coletivamente entre as equipes antes de a bola rolar.

Gostaria de saber um pouco mais sobre futebol e aprofundar mais no assunto? Veja a matéria feita pela a equipe do Factual 900 sobre futebol feminino: clique aqui.

Siga-nos nas redes sociais

1 comentário em “Futebol alternativo: conheça as principais modalidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *