A equipe da Factual 900 compareceu ao segundo dia da BGS 2019, evento realizado entre os dias 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo

Marcamos presença no primeiro dia aberto ao público geral da maior feira de games e da América Latina, a BGS. Uma das primeiras coisas que nos chamou atenção foi a grande variedade de estandes expositores, neste ano tivemos grandes nomes comparecendo ao evento, como: Facebook Gaming, Epic Games e a volta da Nintendo.
Fora os estandes de empresas focadas em jogos, tivemos notáveis espaços reservados à marcas de produtos gamers, que vendiam e apresentavam de periféricos (teclado, mouses, cadeiras, etc) até computadores prontos para uso.
O evento é focado em mostrar as principais novidades aos amantes do mundo dos jogos, por todos os lados são apresentadas inovações desse ramo, jogos, produtos, brinquedos e até mesmo gincanas voltadas aos fãs.
Além do foco em se atualizar nos lançamentos, o público também teve a oportunidade de conhecer pessoas famosas do ramo, como: youtubers, streamers e até mesmo pro-players que vemos competindo por grandes equipes em todo o Brasil. O evento é cheio de meet and greet com essas “estrelas gamers”, o que os aproximam ainda mais dos visitantes da feira. O pro-player de League Of Legends, Gustavo “Minerva” disse em entrevista à Factual 900: “Eu nunca tive a oportunidade de vir na BGS como visitante, mas acho que pra todo gamer tem uma importante gigante”
Durante toda a visita ao evento foi possível perceber que alguns estandes eram destaques e principais alvos do público. O mais elogiado era o da Nintendo, a empresa asiática que há seis anos não tinha um espaço próprio na feira de games, dessa vez trouxe um de seus próximos lançamentos, o “Luigi’s Mansion 3”, para seu console Nintendo Switch, além dele, era possível testar ainda jogos que já são sucesso na plataforma, como: “Super Mario Maker 2”, “Super Mario Party”, “The Legend of Zelda: Link’s Awakening” e “Mario Kart 8 Deluxe”. O estande enfeitado com bonecos gigantescos das principais personagens dos jogos chamava atenção apesar de sua localização ser no fundo do pavilhão.

A Epic Games, em sua primeira vez na BGS, foi com certeza o estande mais elaborado do evento em questão de decoração. O espaço com 1000 m² dedicado somente ao “Fortnite” (eleito pelo Golden Joystick Awards, o melhor jogo de 2018) contou com muita interação com os visitantes, além de ter como convidados famosos e streamers do jogo.

As duas marcas consideradas atualmente as maiores do mercado, Microsoft e Sony, também passaram pelo evento. A empresa norte americana fez uma aposta um pouco diferente do esperado. Apesar do estande levar o nome do console Xbox, eles reforçaram que os jogos estão disponíveis também no Windows 10, e levaram ao público alguns PCs, além do grande número de consoles Xbox, para que os visitantes experimentasse seus futuros lançamentos, como: “Dragon Ball Z Kakarot”, “Minecraft Dungeons” e “Bleeding Edge”. O estande destacava ainda um totem de “Watch Dogs Legion”, jogo desenvolvido pela Ubisoft, que tem previsão de lançamento para o dia 6 de Março de 2020. Já a empresa japonesa trouxe para seu estande da Playstation os seus próximos lançamentos para que o público pudesse experimentar, jogos como “Marvel’s Avengers”, “Final Fantasy VII Remake”, “Call Of Duty Modern Warfare” e “Death Stranding” foram os destaques juntamente com “Marvel’s Iron Man VR”, que dava ao visitante uma experiência de estar dentro do capacete de Tony Stark através da realidade virtual.

A Warner Bros Games, estande de entrada da BGS 2019 era uma bela atração aos fãs do estúdio. A empresa que no Brasil tem parceria com a Capcom, EA e Ubisoft para o desenvolvimento e distribuição de jogos, tinha um grande espaço onde o público podia desfrutar dos já lançados “Mortal Kombat 11” e “FIFA 2020”, e a aposta de 2020 da Capcom, o “Project Resistence”, jogo da franquia “Resident Evil” que será lançado no próximo ano e é um dos mais esperados pelo público também.

Um estande que foi uma surpresa positiva entre os destaques foi o da Aorus, que disponibilizou ao público a experiência de algumas voltas no “Project Cars 2” em realidade virtual. Um dos principais, se não o principal, simulador de corridas do mundo dos games tinha uma das maiores filas do evento se tratando de experimentação.

Além das desenvolvedoras de jogos e consoles, as plataformas de streaming e conteúdos audiovisuais também tiveram suas exposições. O Facebook Gaming roubou a cena. A plataforma de streaming do facebook tinha um grandioso estande que em sua parte frontal trazia um palco com atrações, na lateral uma programação de meet & greet que durou o dia todo, e no fundo cinco aquários que em cada um deles dois streamers faziam lives em suas respectivas páginas. O youtuber e streamer de Clash Royale, Gelli Clash, que esteve no estande, disse em entrevista à Factual 900: “Eu vejo muito pouco do meu impacto no mundo, mas quando eu venho pra uma feira dessa eu vejo a reciprocidade e o amor do público, é muito legal, sempre muito agradável.”
O Youtube Gaming Além da produção de streams, apostou em uma área de diversão em que as pessoas podiam tirar fotos e interagir com bonecos em tamanho real e flyers dos principais jogos atuais. O destaque negativo da feira ficou por parte da Twitch, uma das maiores empresas de streaming do mundo não tinha uma programação tão chamativa o que fez seu estande ter um público bem menor que os demais.
O principal diferencial da BGS 2019 para as demais edições foi o destaque dado para equipes e jogadores profissionais dos games. Algumas equipes tiveram estandes próprios nessa edição da feira. O maior deles era o “Red Truck” da “Red Canids” que contou com partidas da equipe em diversos games, além de algumas atrações convidadas, entre elas, Rolandinho, Damiani (youtubers) e MC Brinquedo (cantor). As fabricantes de peças de Hardware ganharam grande espaço na feira esse ano também. Os estandes traziam além de vendas, algumas atividades para o público ou até mesmo desafio entre jogadores profissionais.
Entre essas atividades a que mais chamou atenção foi no estande da Aorus, em que alguns jogadores profissionais e Influenciadores (de três em três) enfrentavam visitantes da feira que entravam na fila para a disputa. Rolou ainda a disputa da Final do Campeonato BGS de CS:GO Masculino, em que a paiN Gaming levou a melhor sobre a W7M. O jogador profissional de Counter-Strike, Matheus Anhaia ou “Tuurtle” disse à Factual 900: “A estrutura desse ano está me impressionando, tá um absurdo”.

A parte mais divertida do evento ficou por conta da Matic Cave, espaço que tinha máquinas de jogos de tiro, futebol, basquete, corrida, Air Hockey, Pinball, entre outras, e era o principal alvo das crianças que desfrutaram muito da parceria feita entre a BGS e a Matic Entretenimento (Empresa que produz e vende essas máquinas).
As editoras Europa e Panini foram às vendas, a primeira com posters dos mais variados jogos, já a segunda trouxe uma loja que continha além de posters, vários livros de HQs e álbuns de figurinhas (inclusive na entrada do evento distribuiu como cortesia o álbum de Fortnite com um encarte de 6 figurinhas dentro).
O local escolhido, o Expo Center Norte, abrigou muito bem a feira, que tinha ainda uma grande praça de alimentação, além de incontáveis estandes que saciaram a vontade de quem estava por lá para apreciar o que de melhor existe atualmente no mundo dos games e tecnologia. Confira mais informações no site da BGS
O canal do YouTube da Factual 900 fez um resumido tour pela feira, acompanhe aqui:
Pingback: eSports: A evolução da diversão - Factual 900