BGS 2019: Confira os destaques do evento.

A equipe da Factual 900 compareceu ao segundo dia da BGS 2019, evento realizado entre os dias 9 e 13 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo

Entrada da BGS aberta aos visitantes Foto: Mariana Pastorello

Marcamos presença no primeiro dia aberto ao público geral da maior feira de games e da América Latina, a BGS. Uma das primeiras coisas que nos chamou atenção foi a grande variedade de estandes expositores, neste ano tivemos grandes nomes comparecendo ao evento, como: Facebook Gaming, Epic Games  e a volta da Nintendo.

Fora os estandes de empresas focadas em jogos, tivemos notáveis espaços reservados à marcas de produtos gamers, que vendiam e apresentavam de periféricos (teclado, mouses, cadeiras, etc) até computadores prontos para uso.

O evento é focado em mostrar as principais novidades aos amantes do mundo dos jogos, por todos os lados são apresentadas inovações desse ramo, jogos, produtos, brinquedos e até mesmo gincanas voltadas aos fãs. 

Além do foco em se atualizar nos lançamentos, o público também teve a oportunidade de conhecer pessoas famosas do ramo, como: youtubers, streamers e até mesmo pro-players que vemos competindo por grandes equipes em todo o Brasil. O evento é cheio de meet and greet com essas “estrelas gamers”, o que os aproximam ainda mais dos visitantes da feira. O pro-player de League Of Legends, Gustavo “Minerva” disse em entrevista à Factual 900: “Eu nunca tive a oportunidade de vir na BGS como visitante, mas acho que pra todo gamer tem uma importante gigante”

Durante toda a visita ao evento foi possível perceber que alguns estandes eram destaques e principais alvos do público. O mais elogiado era o da Nintendo, a empresa asiática que há seis anos não tinha um espaço próprio na feira de games, dessa vez trouxe um de seus próximos lançamentos, o “Luigi’s Mansion 3”, para seu console Nintendo Switch, além dele, era possível testar ainda jogos que já são sucesso na plataforma, como: “Super Mario Maker 2”, “Super Mario Party”, “The Legend of Zelda: Link’s Awakening” e “Mario Kart 8 Deluxe”. O estande enfeitado com bonecos gigantescos das principais personagens dos jogos chamava atenção apesar de sua localização ser no fundo do pavilhão.

Estande da Nintendo destacando o “Luigi’s Mansion 3”. — Foto: Henrique Guillem

A Epic Games, em sua primeira vez na BGS, foi com certeza o estande mais elaborado do evento em questão de decoração. O espaço com 1000 m² dedicado somente ao “Fortnite” (eleito pelo Golden Joystick Awards, o melhor jogo de 2018) contou com muita interação com os visitantes, além de ter como convidados famosos e streamers do jogo.

Estande Epic Games na BGS
Entrada das atrações no estande da Epic Games na BGS. — Foto: Henrique Guillem

As duas marcas consideradas atualmente as maiores do mercado, Microsoft e Sony, também passaram pelo evento. A empresa norte americana fez uma aposta um pouco diferente do esperado. Apesar do estande levar o nome do console Xbox, eles reforçaram que os jogos estão disponíveis também no Windows 10, e levaram ao público alguns PCs, além do grande número de consoles Xbox, para que os visitantes experimentasse seus futuros lançamentos, como: “Dragon Ball Z Kakarot”, “Minecraft Dungeons” e “Bleeding Edge”. O estande destacava ainda um totem de “Watch Dogs Legion”, jogo desenvolvido pela Ubisoft, que tem previsão de lançamento para o dia 6 de Março de 2020. Já a empresa japonesa trouxe para seu estande da Playstation os seus próximos lançamentos para que o público pudesse experimentar, jogos como “Marvel’s Avengers”, “Final Fantasy VII Remake”, “Call Of Duty Modern Warfare” e “Death Stranding” foram os destaques juntamente com “Marvel’s Iron Man VR”, que dava ao visitante uma experiência de estar dentro do capacete de Tony Stark através da realidade virtual.

Estandes PSony e Microsoft na BGS
Jogos destaques nos estandes da Sony e Microsoft. — Foto: Maria Eduarda R. Arruda

A Warner Bros Games, estande de entrada da BGS 2019 era uma bela atração aos fãs do estúdio. A empresa que no Brasil tem parceria com a Capcom, EA e Ubisoft para o desenvolvimento e distribuição de jogos, tinha um grande espaço onde o público podia desfrutar dos já lançados “Mortal Kombat 11” e “FIFA 2020”, e a aposta de 2020 da Capcom, o “Project Resistence”, jogo da franquia “Resident Evil” que será lançado no próximo ano e é um dos mais esperados pelo público também.

Estande WB Games na BGS
Estande da Warner Bros na BGS. — Foto: Maria Eduarda R. Arruda

Um estande que foi uma surpresa positiva entre os destaques foi o da Aorus, que disponibilizou ao público a experiência de algumas voltas no “Project Cars 2” em realidade virtual. Um dos principais, se não o principal, simulador de corridas do mundo dos games tinha uma das maiores filas do evento se tratando de experimentação.

Estande Facebook Gaming na BGS
Entrada das atrações no estande do Facebook Gaming. — Foto: Maria Eduarda R. Arruda

Além das desenvolvedoras de jogos e consoles, as plataformas de streaming e conteúdos audiovisuais também tiveram suas exposições. O Facebook Gaming roubou a cena. A plataforma de streaming do facebook tinha um grandioso estande que em sua parte frontal trazia um palco com atrações, na lateral uma programação de meet & greet que durou o dia todo, e no fundo cinco aquários que em cada um deles dois streamers faziam lives em suas respectivas páginas. O youtuber e streamer de Clash Royale, Gelli Clash, que esteve no estande, disse em entrevista à Factual 900: “Eu vejo muito pouco do meu impacto no mundo, mas quando eu venho pra uma feira dessa eu vejo a reciprocidade e o amor do público, é muito legal, sempre muito agradável.”

O Youtube Gaming Além da produção de streams, apostou em uma área de diversão em que as pessoas podiam tirar fotos e interagir com bonecos em tamanho real e flyers dos principais jogos atuais. O destaque negativo da feira ficou por parte da Twitch, uma das maiores empresas de streaming do mundo não tinha uma programação tão chamativa o que fez seu estande ter um público bem menor que os demais.

O principal diferencial da BGS 2019 para as demais edições foi o destaque dado para equipes e jogadores profissionais dos games. Algumas equipes tiveram estandes próprios nessa edição da feira. O maior deles era o “Red Truck” da “Red Canids” que contou com partidas da equipe em diversos games, além de algumas atrações convidadas, entre elas, Rolandinho, Damiani (youtubers) e MC Brinquedo (cantor). As fabricantes de peças de Hardware ganharam grande espaço na feira esse ano também. Os estandes traziam além de vendas, algumas atividades para o público ou até mesmo desafio entre jogadores profissionais.

Entre essas atividades a que mais chamou atenção foi no estande da Aorus, em que alguns jogadores profissionais e Influenciadores (de três em três) enfrentavam visitantes da feira que entravam na fila para a disputa. Rolou ainda a disputa da Final do Campeonato BGS de CS:GO Masculino, em que a paiN Gaming levou a melhor sobre a W7M. O jogador profissional de Counter-Strike, Matheus Anhaia ou “Tuurtle” disse à Factual 900: “A estrutura desse ano está me impressionando, tá um absurdo”.

Final campeonato de CS:GO na BGS
Final do campeonato BGS de CS:GO Masculino. — Foto: Maria Eduarda R. Arruda

A parte mais divertida do evento ficou por conta da Matic Cave, espaço que tinha máquinas de jogos de tiro, futebol, basquete, corrida, Air Hockey, Pinball, entre outras, e era o principal alvo das crianças que desfrutaram muito da parceria feita entre a BGS e a Matic Entretenimento (Empresa que produz e vende essas máquinas).

As editoras Europa e Panini foram às vendas, a primeira com posters dos mais variados jogos, já a segunda trouxe uma loja que continha além de posters, vários livros de HQs e álbuns de figurinhas (inclusive na entrada do evento distribuiu como cortesia o álbum de Fortnite com um encarte de 6 figurinhas dentro).

O local escolhido, o Expo Center Norte, abrigou muito bem a feira, que tinha ainda uma grande praça de alimentação, além de incontáveis estandes que saciaram a vontade de quem estava por lá para apreciar o que de melhor existe atualmente no mundo dos games e tecnologia. Confira mais informações no site da BGS

O canal do YouTube da Factual 900 fez um resumido tour pela feira, acompanhe aqui:

Siga-nos nas redes sociais

1 comentário em “BGS 2019: Confira os destaques do evento.”

  1. Pingback: eSports: A evolução da diversão - Factual 900

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *