8 dicas para reduzir o uso do celular e da internet

Por Angela Caritá, Helena Figueroa, Julia Palmieri, Pedro Cantelli e Tiago Tortella.

Reduzir o uso do celular pode ser muito difícil, principalmente porque fazemos (quase) tudo online. Excluindo as utilidades do aparelho, como para estudar e trabalhar, o uso excessivo do celular pode atrapalhar as nossas vida de diversas formas. Às vezes é preciso se desligar para conseguir ter mais produtividade. Mas como conseguir se desconectar do mundo virtual? A Factual 900 deixou 8 dicas para reduzir o uso do celular e deixar a FOMO (fear of missing out) e a nomofobia (medo de não estar conectado) de lado:

Crie regras e defina horários. Estabeleça metas de uso, como não utilizar enquanto estuda ou trabalha. É importante definir um horário para desligar o celular antes de dormir. Levar o celular para a cama pode atrasar o sono e até causar insônia.

Mude de hábito. Em vez de checar suas redes sociais antes de dormir, tente algo novo, como ler um livro. Durante refeições, tente não usar o celular.

Guarde seus aparelhos. Mantenha seus aparelhos eletrônicos longe de você. Deixe eles em outro cômodo ou desligados enquanto estiver realizando alguma atividade que necessite de maior atenção e mantenha foco naquilo até você terminar.

Faça um “detox” digital. Escolha um dia da semana para passar 24 horas offline. Uma opção interessante é viajar para locais sem internet como centros de meditação perto da natureza que prezam pela desconexão do mundo real.

Desative as notificações do seu celular. Você não precisa checar as mensagens e notificações a todo momento. Desativar esse recurso pode reduzir o uso do celular e também o hábito de checar o aparelho o tempo todo.

Baixe aplicativos que controlam o tempo online. Já existem aplicativos que informam o tempo que você passa no celular e até desligam o aparelho depois de determinado horário. O sistema iOS já incorporou essa função. O aplicativo “Freedom”, disponível para iOS, Android e Windows pode controlar além do celular, outros dispositivos como tablet e computador. No “Freedom” você pode até bloquear alguns aplicativos depois de uso em excesso.

Acompanhe e siga apenas pessoas relevantes. Diminuir o número de seguidores de suas redes sociais é recomendável. Então pense e selecione corretamente o conteúdo de suas redes, deixe o que é realmente relevante para você.

Separe sua vida online da sua vida offline. Entender que a vida fora dos aparelhos eletrônicos e as pessoas reais ao seu redor são o que realmente importa é o primeiro passo para deixar a internet de lado. Estando com alguém, aproveite aquela companhia, o olhar, o tato, deixe o celular de lado.

Siga-nos nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *